2011



As produções para amostra folclórica























Festa folclórica









 

Música na escola

No ano de 2007 a revista Nova escola publicou em sua revista duas matérias: “Os sons e o cérebro - Por meio da música os alunos podem aprender a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em transformação” e “Ritmo de aprendizado - O trabalho com a linguagem musical amplia o repertório de crianças de até 3 anos e desperta o gosto delas pelas composições de qualidade”

Historicamente 
"Desde os tempos mais remotos, o homem percebeu todo esse potencial. Usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos, madeiras, o próprio corpo e a voz), ele foi combinando sons e silêncios das mais diversas maneiras. Assim surgiu a música. Em sua origem, ela era usada para venerar a natureza e os deuses e para conectar o ser humano com forças maiores, envolvendo realidade, magia e crenças. Até hoje ela é responsável pela criação dos mais diferentes sentidos e significados."
"Desde a Grécia antiga, 2,5 mil anos antes de Cristo, a música é utilizada na Educação com o propósito de cultuar a harmonia do indivíduo."
Pensamos ser relevante para nossa prática pedagógica
"(...) usar a música para ajudar no desenvolvimento infantil. O trabalho estimula trocas, com muitas histórias e canções que têm o nome das crianças na letra. (...)Outro grande ganho é que, ao treinar o ouvido, fica mais fácil discriminar sons: de animais, dos instrumentos musicais etc. "Nosso papel é estimular o gosto pela música e aumentar a familiaridade com essa linguagem."
Fundamentado, também por Howard Gardner
"Por isso, o pesquisador americano Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas, afirma que a habilidade musical é tão importante quanto a lógicomatemática e a lingüística por auxiliar outros tipos de raciocínio. Pesquisas na área de neurociências comprovam que a memória, a imaginação e a comunicação verbal e corporal ficam mais aguçadas nas pessoas que escutam, estudam e praticam música."
arte/pratica-pedagogica/sons-cerebro

 




SALA DE LEITURA
O projeto de sala de leitura tem sido um momento muito especial para
nossas crianças. Trabalhar com o faz de conta, ampliar o repertório
de histórias, dar asas a imaginação tem sido o desafio diário das
"professoras da leitura". As professoras Cláudia e Flávia
sempre buscam atividades e histórias do mundo
 infantil, diversificando as atividades como:
contos, livros, músicas,  poemas,
histórias, filmes, cartazes,
desenho, pintura
     e muito mais.  
 














DESFILE  CÍVICO  2011

A nossa escola desfilou no dia 15 de maio no polo
de Manilha.  Foi um grande acontecimento,  
nossas crianças e funcionários estavam
orgulhosas de poder mostrar o nosso projeto 
e a temática de trabalho deste ano letivo.  









Aniversário da escola 2011

Mais um ano de existência, realizando um trabalho de qualidade, a Escola Municipal Professora Maria Cecília Coutinho Barros não poderia deixar de comemorar junto com a comunidade seus 25 anos de funcionamento. A festa contou com a presença da secretária de educação, a banda municipal, parceiros da escola e toda comunidade escolar. Comemoramos no dia 16/04 veja:




Nenhum comentário:

Postar um comentário