Nossa prática
O laboratório de informática é um sucesso. Os PEQUENOS adoram!
Vinícius de Moraes
Professora Claudia Tórtora
Nossos medos!
Trabalho de leitura, com tema: Nossos medos! A turminha confeccionou os monstros com garrafas pet, restos de EVA, jornal. Ouviram, contaram e recontaram histórias de terror.(Turno da tarde professora Alessandra)
Festa Junina 2013
Dança 2º período(manhã) / Professoras: Tânia e Jenifer
Dança 1º e 2º período(tarde) / Professoras: Marina, Alessandra e Rita
Dança 3º período (manhã) / Professoras: Glaice e Tita
Dança 1º ano (tarde)/ Professoras: Célia e Luciana
Qual planeta queremos?
Iniciamos neste ano o Projeto: “Do Planeta a gente cuida” que foi uma ótima forma de introduzir em nossos pequenos aspectos relacionados à preservação do Meio Ambiente. Para isto utilizamos recursos diversos; assim como DVD da Turma da Mônica “Um Plano para salvar o Planeta”, o livro “Doce Água Doce” entre outros, com os quais os pequenos puderam perceber que até mesmo um simples papel de bala pode ser considerado LIXO. Quando construímos este mural “O Planeta que NÃO queremos e o que Construiremos” conseguimos atingir o que de fato queríamos, que era causar o impacto com as diferenças entre um Planeta preservado com um outro poluído, mal tratado . Durante a execução das atividades notamos o interesse e a curiosidade dos alunos sobre este tema, questionando e fazendo comentários relevantes. Percebemos com estas atitudes o quanto o projeto está sendo significativo e prazeroso para os nossos alunos.
Está
sendo um ano de grandes descobertas, conquistas e marcantes experiências!
Professoras:
Delcina e Cintia
Experimentamos sabores
Professora: Luciana
O laboratório de informática é uma atividade muito querida pelos nossos alunos. Aprendemos as partes do computador, desenhamos nosso laboratório, assistimos videos, ouvimos músicas, brincamos com jogos educativos. Professora Alessandra
Adoramos histórias
Brincando aprendemos muito
Trabalhando nossa história, o dia do índio com muita brincadeira e significado.
Votaçao dos uniformes
Reuniões
Visita ao circo no nosso bairro.
O que desejamos!
A temática anual do município para o trabalho nas escolas: "Educação de Itaboraí: Um resgate das memórias por um futuro transformador, nos remete em nosso planejamento, para o projeto da escola sempre a mesma pergunta. Que terra é essa que queremos construir?
A temática anual do município para o trabalho nas escolas: "Educação de Itaboraí: Um resgate das memórias por um futuro transformador, nos remete em nosso planejamento, para o projeto da escola sempre a mesma pergunta. Que terra é essa que queremos construir?
Com a canção de Vinicius de Moraes, um dos nossos homenageados na feira do livro vem o resumo de nosso desejo.
As pesquisas e os trabalhos em nossa escola andam a todo vapor.
Canção
A terra prometida
Vinicius de Moraes
Poder dormir
Poder morar
Poder sair
Poder chegar
Poder viver
Bem devagar
E depois de partir poder voltar
E dizer: este aqui é o meu lugar
E poder assistir ao entardecer
E saber que vai ver o sol raiar
E ter amor e dar amor
E receber amor até não poder mais
E sem querer nenhum poder
Poder viver feliz pra se morrer em paz
Poder morar
Poder sair
Poder chegar
Poder viver
Bem devagar
E depois de partir poder voltar
E dizer: este aqui é o meu lugar
E poder assistir ao entardecer
E saber que vai ver o sol raiar
E ter amor e dar amor
E receber amor até não poder mais
E sem querer nenhum poder
Poder viver feliz pra se morrer em paz
A escola - Paulo Freire
"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."
Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam?
Estão mudos?
Não; não sabem gritar.
Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!
O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música.
Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.
(autor desconhecido)
Se a escola fosse uma orquestra
2013
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam?
Estão mudos?
Não; não sabem gritar.
Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!
O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música.
Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.
(autor desconhecido)
Nenhum comentário:
Postar um comentário